Música Indígena (época do descobrimento do Brasil) - A música dos indígenas, antigos habitantes do Brasil, era acompanhada de coros e danças, o estilo mudava de tribo para tribo.
Música Africana - Em 1538 chegaram os primeiros africanos ao Brasil, os escravos, trazendo consigo seu idioma, cultura e música (como o candomblé, por exemplo), e em 1630 continuou sendo preservada pelos Quilombos, o que mais tarde geraria a música afro-brasileira como o afoxé, jongo, lundu, maracatu, maxixe, samba e outros gêneros futuros.
Música Católica - Chegou ao Brasil com as missões jesuítas, de ensinar o catolicismo aos indígenas, ensinando também a música européia e apresentando-lhes seus instrumentos.A partir dos rituais religiosos das missões jesuítas nascem os primeiros cultos folclóricos populares dos habitantes locais como o bumba meu boi, por exemplo.
Música dos Barbeiros - Em meados do século XVIII, surgem, no Rio de Janeiro e Bahia, as lendárias e divertidas músicas de barbeiros.Segundo estudiosos, essa seria a primeira verdadeira manifestação de uma música popular brasileira.Eles interpretavam – muito à sua maneira livre – fandangos, dobrados, quadrilhas, lundus e polcas num repertório bem diverso.
Modinha - Em 1750, nasce um importante gênero músical, a modinha. De origem portuguesa, com aspéctos melódicos e românticos foi de grande influência, até a Nova República, no início do século XIX.
Lundu - Surgiu em 1780, é um dos gêneros musicais que mais tarde daria origem ao famoso Samba, trazido dos escravos do Congo e Angola.
Polca - No dia 3 de julho, é apresentada pela primeira vez a polca, no Rio de Janeiro, dança rústica da Boêmia. Depois da apresentação brasileira, a polca vira a nova febre carioca. Além de dança de salão, o gênero invade teatros e ruas, tornando-se popular através dos próximos grupos de choro e grupos carnavalescos .
Rancho carnavalesco - Em 1870 surgiu no Rio de Janeiro o primeiro rancho carnavalesco. A partir de então, esboça-se os primeiros traços do samba através do batuque de origem africana.
Ópera no Brasil - O maestro-compositor brasileiro paulista Carlos Gomes (1836-1896) compõe a ópera O Guarani, baseado na romance de José de Alencar.Com ela, pela primeira vez, nascia o Brasil para o mundo musical. Carlos Gomes foi, sem dúvida, o maior compositor das Américas no século XIX.
Maxixe - Surgiu em 1875, foi a primeira dança de par e gêneros musicais modernos brasileiros. É uma mistura do lundu (e foi tão polêmico quanto) com o tango argentino, a habanera cubana e a polca.
Choro - Surgiu em 1880, no Rio de Janeiro, através de pequenos grupos intrumentais. As festas das quais os chorões participavam já eram chamadas de pagodes. Esta é também a época das serenatas de fins de noite.
Frevo - Originário do Recife, Pernambuco, surgiu em 1890, um dos gêneros musicais mais importantes do Brasil. O frevo nasce da polca-marcha, o ritmo é frenético e contagiante, de coreografia individual improvisada e inspirada na capoeira, apoiada no uso de sombrinhas e guarda-chuvas.
Marcha Carnavalesca - Em 1899 a pioneira compositora carioca de classe média Chiquinha Gonzaga (1847-1935) – a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil (em 1885) –, compõe a primeira marcha carnavalesca da história da música brasileira chamada Ô Abre Alas, um enorme sucesso e de grande influência na música popular brasileira.
Candomblé e Umbanda - Em 1900 os ritmos do candomblé e umbanda são oficialmente aceitos como parte integrante da cultura brasileira. Preservam-se as músicas, escalas musicais, instrumentos como agogô, cuíca, atabaque, e suas ricas bases polirítmicas.
Sertanejo - Em 1914, se popularizou a música sertaneja nas classes média e alta. A música sertaneja poderia também compreender o xaxado, o baião e toda manifestação musical das regiões Norte-Nordeste.
Samba - Em 1917 Considerado o nascimento oficial do samba. Este típico samba carioca, que mistura maxixe com frases rítmicas do folclore baiano, mais tarde espalha-se pelo Brasil e domina o carnaval.
Villa Lobos - Em 1938-45 período em que o compositor e regente Heitor Villa-Lobos (1887-1959) compõe a Bachiana no. 5 – da célebre série de 9 – para canto e orquestra de violoncelos, sendo esta a mais admirada e tocada de todas, tendo sido, por vários anos, um dos discos mais vendidos nos Estados Unidos, Villa-Lobos é considerado o mais importante gênio musical do continente, no século XX.
Baião - Em 1946 a música Baião, do pernambucano Luiz Gonzaga (1912-1989) – com letra de Humberto Teixeira –, desponta de Norte a Sul do país com a força de um novo estilo musical revolucionário urbano derivado da música de raízes rurais e folclóricas nordestinas.
Rock'n'Roll - Em 1955 com fortes ecos dos Estados Unidos e Inglaterra, o Rock'n'Roll aterrisa incipiente no país através de versões, quando Nora Ney grava a versão Rock Around The Clock. A primeira grande estrela do gênero é Celly Campelo (1942-) com os hits Estúpido Cupido e Banho de Lua já no início dos anos 60. O Rock'n'Roll populariza-se com outras versões de sucessos norte-americanos.
Bossa Nova - Em 1958, com a canção Chega de Saudade (Antonio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes), gravada por Elizeth Cardoso é inaugurada oficialmente a bossa nova.
Música Popular Brasileira - Em 1960 surge o termo MPB – Música Popular Brasileira.De década a década, o termo MPB mudaria sua abrangência de estilos e ampliaria seu significado.
Funk - Em 1970, surge no Rio de Janeiro um fenômeno que se caracterizaria como tipicamente carioca – os bailes funk.Os bailes da pesada, como eram conhecidos, foram espalhando-se para os clubes do subúrbio. Com a proliferação de uma multidão de dançarinos populares adeptos do movimento, trajados com roupas black de ocasião, cabelos afro, sapatos plataforma coloridos.
Rock Pop - Em 1980-87, em busca de novas alternativas musicais parte da elite da juventude brasileira de classe média provoca uma nova onda de rock e pop apoiada no movimento pós-punk new wave, que domina totalmente o cenário musical nacional. Daí, surgem Titãs, Paralamas do Sucesso, Legião Urbana (Renato Russo), Barão Vermelho (Cazuza e Frejat), RPM (Paulo Ricardo), Ultraje a Rigor, Kid Abelha, Engenheiros do Hawaii, Lobão, Biquini Cavadão, Ratos de Porão (João Gordo), Inocentes e outros.
Lambada - Em 1984-90 antecedendo o surgimento da axé music, a lambada baiana torna-se um dos mais populares estilos de dança brasileira atual a misturar samba, maxixe e dança erótica. O maior sucesso é do grupo Kaoma com Lambada, uma versão do tema latino Llorando Se Fue, do grupo Los Kjarkas. Por falta de substância musical e limitação coreográfica, o gênero tem breve período, mas provoca uma onda de escolas temporárias da dança por todo o país.
Hip Hop - Em 1985, Ainda no bojo da grande década do rock brasileiro, e pela primeira vez em toda América Latina, a grande novidade norte-americana do movimento hip hop com o rap, grafite e a breakdance, A partir daí, com a aceitação gradual do novo movimento pela mídia, o hip hop cresceria firmemente em importância e novos nomes, atingindo um de seus apogeus nos anos 90.
Axé Music - Em 1985, a música Fricote, do baiano Luiz Caldas, inaugura oficialmente o movimento axé music. A axé music é caracterizada pelo forte uso da percussão baiana como o repique, timbau e surdos. Em geral, as letras falam da sensualidade do corpo, do requebrar dos quadris e de danças, cheias de ironia e segundo sentido.
Pop Eletrônico - Quase no final dos anos 90, presencia-se uma certa corrida à chamada música pop eletrônica , mas novamente mais como efeito de arranjos musicais, uma vez que o gênero tecno não admite vocal. À exemplo do que ocorre nas grande capitais do mundo há dez anos, o Brasil começa a viver o auge do culto aos DJs, que produzem as grandes festas ao ar livre chamadas de raves, ou em casas noturnas, e lançam CDs com remixagens e temas de suas preferências. A remixagem (o remix) é uma das manifestações mais modernas do momento.
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