sexta-feira, 5 de julho de 2013

Tânatos

 Tânatos (do grego θάνατος, transl. Thánatos, "morte") era o deus grego da morte não violenta. A morte violenta era do domínio das irmãs sangrentas de Tânatos, as Queres, espíritos de abate e doença.Filho da deusa primordial Nix, às vezes tendo o deus Érebo creditado como pai. Era irmão gêmeo do deus do sono,Hipnos,e seu toque era suave,comparado à de seu irmão. Seu correspondente romano é Orco (Orcus em latim) ou ainda Morte (Mors).Tânatos é o encarregado de levar as almas dos mortos até o Hades, onde elas serão julgadas e com tal julgamento,se decide se terão sofrimento eterno,uma vida pós-morte normal,ou abençoada. 
 Características e representação: 
  Tânatos era representado por um homem de cabelos e olhos prateados,às vezes é representado por uma nuvem também prateada. Podia também aparecer na figura de um anjo morto ou um anjo vivo com aspecto juvenil.Era dito que Tânatos tinha um coração de ferro e entranhas de bronze. 
 Em várias pinturas gregas, Tânatos foi descrito como um alado homem barbudo mais velho, ou mais raramente como um jovem imberbe. Ele aparece em uma cena da Ilíada,em frente a seu irmão Hipnos, transportando o corpo de Sarpedon até o país de Lícia.Em relevos esculturais romanos ele foi retratado como um jovem segurando uma tocha virada para baixo e uma grinalda ou borboleta (simbolizando a alma dos mortos). 
Mitos 
   Tânatos e Sísifo 
  Uma vez Tânatos recebeu ordens de Zeus para por fim a vida de Sísifo, que havia despertado a sua ira, pois Zeus havia se metamorfoseado em águia e sobrevoado o reino de Sísifo com Egina, filha de Asopo. Depois quando Asopo perguntou a Sísifo (que ja havia deduzido que a águia se tratava de Zeus) se havia visto Egina, e ele contou tudo em troca de uma fonte de água. Tânatos vai ao encontro de Sísifo para cumprir as ordens que recebera, mas o rei conseguiu enganá-lo, elogiando sua beleza e lhe ofereceu um colar para deixá-lo mais belo. Tânatos aceitou, mas ele não desconfiava que o colar na verdade era uma coleira que o deixou aprisionado, assim, por um tempo, ninguém podia mais morrer no mundo. Esse fato irritou muito os deuses, principalmente Hades e Ares. Há duas versões onde em uma Hades resgata Tânatos, em outra Ares faz o resgate, e no fim Sísifo tem sua vida finalmente ceifada pelo deus e sua alma levada ao Hades. 
  Tânatos e o rei Midas: 
  Em uma ocasião,Héracles (Hércules) visitava seu amigo Midas, mas um fato horrível havia acontecido. Alceste, mulher de Midas, estava à beira da morte,e Tânatos estava vindo buscá-la.Hércules então se esconde e aguarda a chegada do deus. Ao ver Tânatos chegar para buscar a amada de seu amigo,ele se joga sobre Tânatos,que se indigna com a atitude de Hércules e pensa em dar uma lição no herói que interpôs seu caminho. Porém,ao começar a lutar com ele,acaba se impressionando com sua força.Ele tenta soprar seu hálito mortífero no herói,mas não funciona.Após mais duas ou três tentativas falhas, Hércules pega Tânatos pelo pescoço e obriga-o a devolver a vida de Alceste.Tânatos,mesmo sendo imortal,estava sendo sufocado,então concorda com a condições e revive a mulher de Midas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário